segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ecossistema cearense.

Todas as correntes e rios acabam atingindo o mar, a área onde a água doce encontra a água salgada é um estuário. Em outras palavras, é o destino final de um rio, onde ocorre a mistura da água salgada do mar e água doce do rio.
Os estuários estão cercados de terras úmidas ou terrenos alagadiços, em alguns casos com árvores com raízes aéreas . As ondas formadas pelo movimento proporcionado pelo vento fazem com que as águas salgadas e água doce se misturem, aumentando a produtividade  em função da circulação que ocorre de nutrientes, plâncton e larvas. Esse ecossistema tem uma produtividade maior no verão e primavera.
Nos estuários considerados rasos onde a profundidade é de 1 metro à 2 metros, a entrada de luz forma uma planície de aalgas. Pode ocorrer em água salgada onde predominam espécies adaptadas a salinidade e também em água doce ou em zonas com baixa salinidades.

Fauna e Flora

A vegetaçao principal é capim, como as plantas do gênero Spartina, que são especialmente adaptadas para sobreviver em água salgada.
Esses alagados são ricos em nutrientes trazidos do continente, por isso são os lugares de desova e de criação de muitas formas de algas marinha. São encontradas algumas espécies de ostras e caranguejos que são distribuídos comercialmente. No Brasil ocorre uma fiscalização em relação a captura desses animais, sendo que em seu período de reprodução é proibida a captura.
Diferentes espécies escavam tocas onde passam grande parte do tempo, se camuflando ou escondendo-se dos seus predadores. O linguado, por exemplo, enterra-se na areia como forma de proteção, confundindo-se com a areia do fundo do estuário. Outros exemplos de animais que vivem nos estuários são os ceriantos, vieiras,  cenoura-do-mar e  peixe-boi.
Algumas espécies de pássaros são comuns nesse ecossitema, como as gaivotas que se alimetam no lodo do estuário, as garças (Egretta thula), biguá (Phalacrocorax olivaceus) os pelicanos e cormoranes (pássaros mergulhadores).
Biguá (Phalacrocorax olivaceus) e a Garças (Egretta thula) aves que habitam os estuários.
Biguá (Phalacrocorax olivaceus) e a Garças (Egretta thula) aves que habitam os estuários.

Estuário do rio Pacoti - CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário