segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ecossistema cearense.

Todas as correntes e rios acabam atingindo o mar, a área onde a água doce encontra a água salgada é um estuário. Em outras palavras, é o destino final de um rio, onde ocorre a mistura da água salgada do mar e água doce do rio.
Os estuários estão cercados de terras úmidas ou terrenos alagadiços, em alguns casos com árvores com raízes aéreas . As ondas formadas pelo movimento proporcionado pelo vento fazem com que as águas salgadas e água doce se misturem, aumentando a produtividade  em função da circulação que ocorre de nutrientes, plâncton e larvas. Esse ecossistema tem uma produtividade maior no verão e primavera.
Nos estuários considerados rasos onde a profundidade é de 1 metro à 2 metros, a entrada de luz forma uma planície de aalgas. Pode ocorrer em água salgada onde predominam espécies adaptadas a salinidade e também em água doce ou em zonas com baixa salinidades.

Fauna e Flora

A vegetaçao principal é capim, como as plantas do gênero Spartina, que são especialmente adaptadas para sobreviver em água salgada.
Esses alagados são ricos em nutrientes trazidos do continente, por isso são os lugares de desova e de criação de muitas formas de algas marinha. São encontradas algumas espécies de ostras e caranguejos que são distribuídos comercialmente. No Brasil ocorre uma fiscalização em relação a captura desses animais, sendo que em seu período de reprodução é proibida a captura.
Diferentes espécies escavam tocas onde passam grande parte do tempo, se camuflando ou escondendo-se dos seus predadores. O linguado, por exemplo, enterra-se na areia como forma de proteção, confundindo-se com a areia do fundo do estuário. Outros exemplos de animais que vivem nos estuários são os ceriantos, vieiras,  cenoura-do-mar e  peixe-boi.
Algumas espécies de pássaros são comuns nesse ecossitema, como as gaivotas que se alimetam no lodo do estuário, as garças (Egretta thula), biguá (Phalacrocorax olivaceus) os pelicanos e cormoranes (pássaros mergulhadores).
Biguá (Phalacrocorax olivaceus) e a Garças (Egretta thula) aves que habitam os estuários.
Biguá (Phalacrocorax olivaceus) e a Garças (Egretta thula) aves que habitam os estuários.

Estuário do rio Pacoti - CE

sábado, 26 de novembro de 2011

Mapa dos blocos da UFC, para ninguém se perder !!!!


BLOCO 904 : SALAS DE AULA PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
BLOCO 950 : SALA ONDE TEM AULA DE QUÍMICA ( BOA SORTE SE FOR O PROF. NUNES ).

As tão temidas provas universitárias, como funcionam?!?!

A avaliação, que está extremamente vinculada ao rendimento acadêmico, é feita por disciplina. Essa avaliação por disciplina considera os seguintes aspectos: eficiência e assiduidade.

Eficiência:
Esse aspecto é mensurado ao longo do período letivo através de avaliações progressivas (APs) que resultarão em notas que podem ser obtidas através de provas, seminários ou trabalhos de pesquisa, tanto de forma coletiva ou individual.

Assiduidade:
Para ser aprovado nesse aspecto, o aluno deverá apresentar frequência, em cada disciplina, igual ou superior a 75% de carga horária prevista. Já nos casos de estágio, deverá apresentar frequência superior a 90% da carga horária prevista.

Se o aluno contrair duas reprovações por frequência em uma mesma disciplina ou acumular quatro reprovações por frequência em disciplinas de seu curso, terá sua matrícula bloqueada para o semestre subsequente.O desbloqueio só poderá ser efetuado mediante assinatura de termo, na coordenação do curso, onde o estudante declara ter ciência de que a próxima reprovação por frequência acarratará o cancelamento definitivo de sua matrícula. Não falte as aulas, sua aprendizagem depende disso!

Dica do dia...

- Procure conhecer a coordenação de seu curso. É lá que você conta com a ajuda para resolver questôes de matrícula, histórico escolar, declarações, aproveitamento de disciplinas, trancamento de matrícula (não façam isso) e várias outras.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

coisas que muito vos interessarão biXos...

Informações do dia para os futuros biXos da biologia sobre a universidade.


Quando realmente a UFC foi criada?
Essa instituição autárquica, vixe que nome bonito, vinculada ao Ministério da Educação foi criada em 16 de dezembro de 1954, através da Lei de nº 2373. Years ago!!!
E qual o seu objetivo??
Ela tem a meta de expandir o ensino, a pesquisa e a extensão, produzindo conhecimento, arte e cultura, além de estar sempre buscando interagir com a sociedade a sua volta. O próprio lema de UFC, "O universal pelo regional", resume esse espírito.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cientistas criam microscópio mais potente do mundo

Cientistas britânicos conseguiram fazer com que um microscópio ótico conseguisse enxergar objetos de cerca de 50 nanômetros (um metro dividido em um bilhão de partes), oferecendo um olhar inédito sobre o mundo "nanoscópico".
A técnica, que alcança a maior resolução de que se tem notícia, poderia ser utilizada para observar vírus, diz a equipe de pesquisadores.
Com a ajuda de minúsculas contas de vidro, o procedimento faz uso das chamadas ondas infinitesimais, emitidas muito próximas de um objeto e que normalmente se perdem. Os cientistas fazem com que as contas de vidro recuperem esta luz e refaçam o foco, canalizando-a para um microscópio comum.
O método permitiu aos pesquisadores ver com os próprios olhos níveis de detalhes normalmente só identificados por observação indireta, como a microscopia através da força atômica e varreduras com emissão de elétrons. Os detalhes foram publicados na revista acadêmica "Nature Communications".
Descoberta
Utilizar a luz visível - o tipo de luz captada pelo olho humano - para observar objetos dessa escala é, de certa maneira, romper as regras da teoria da luz. Normalmente, os menores objetos visíveis são definidos por um parâmetro conhecido como limite da difração.
Ondas leves natural e inevitavelmente se dispersam de tal maneira a limitar ao alcance do seu foco, ou o tamanho do objeto que pode ser capturado. As ondas infinitesimais que são produzidas na superfície dos objetos tendem a se enfraquecer com a distância - mas elas não estão sujeitas ao limite da difração.
Se capturadas, as ondas infinitesimais oferecem uma resolução muito mais alta que a obtida por métodos padrões de captação de imagens, explica o pesquisador do Centro de Pesquisa de Processamento a Laser da Universidade de Manchester, Lin Li.
Observação
Para observar os objetos, a equipe colocou contas de vidro com tamanho entre dois e nove milionésimos de metro na superfície das amostras.
As contas coletam a luz transmitida através das amostras, captando as ondas infinitesimais e focando-as de maneira a serem observadas por um microscópio comum.
A equipe conseguiu observar objetos minúsculos, como marcas em escala nanométrica em discos de Blu-Ray.
Mas o professor Li acredita que a técnica possa ser utilizada em estudos biológicos mais ambiciosos, nos quais ações em nanoescala são difíceis de observar diretamente. "A área onde acreditamos haver interesse é a observação de células, bactérias e até vírus", afirma Li.
Métodos indiretos de observação conseguiram enxergar objetos a uma resolução de um nanômetro e até os traços de uma única molécula. Mas nenhum deles é tão simples quanto a observação direta através do microscópio.
"Usar a tecnologia corrente requer muito tempo. Por exemplo, usar microscopia ótica fluorescente requer dois dias para preparar a amostra e a taxa de sucesso dessa preparação é de 10 a 20%", exemplifica o pesquisador. "Isto ilustra o ganho potencial de introduzir métodos de observação direta."